v Aula de História
Geral: Segunda Guerra/ENEM --- Prof° Claudney S. dos Santos
1. (Ufg 2014) Analise o cartaz a seguir.
Elaborado durante a Guerra Civil Espanhola
(1936-1939), o cartaz apresentado transmite uma imagem de família estruturada
sobre um princípio que
a) redefiniu o papel social da
mulher em decorrência de sua mobilização para a luta.
b) elegeu o Estado como centro
irradiador das relações entre homens e mulheres.
c) adotou a ideologia liberal
para a formação da família nuclear.
d) pregou o sacrifício
feminino como meio de proteção moral da família.
e) defendeu a organização
hierárquica familiar como modelo para a luta política.
2. (Uerj 2015)
Meu romance, 1984, foi concebido como
uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou
podem realizar.
George Orwell.
Adaptado de pt.wikipedia.org.
O romance 1984, de George Orwell,
publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade
em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother.
No contexto internacional da época dessa
publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema:
a) socialismo
b) capitalismo
c) anarquismo
d) totalitarismo
3. (Upe 2015) Observe a imagem a seguir:
O pintor Marc Chagall foi um dos mais
destacados surrealistas que denunciou as atrocidades do nazismo contra a
comunidade judaica. Sobre o Holocausto e o Nazismo, analise as afirmativas a
seguir:
I. A primeira ação antijudia organizada em âmbito
nacional se deu em abril de 1933, por meio de amplo boicote econômico.
II. A lei para o Restabelecimento do Serviço
Público Profissional de 1933 retirou da administração pública apenas judeus que
haviam sido contratados durante a República de Weimar, considerados fiéis ao
regime anterior.
III. Em 1935, os judeus foram expulsos do exército
alemão; nesse mesmo ano, lançaram-se as Leis de Nuremberg que retiraram dos
judeus os direitos civis.
IV. Em 1939, começa a política de aglutinação da
comunidade judaica em guetos e, em seguida, seu sistemático envio para campos
de concentração.
V. A chamada ‘solução final’, discutida na
Conferência de Wannsee, em 1941, decretou o extermínio mediante assassinato em
massa da comunidade judaica.
Estão CORRETAS apenas
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, III, IV e V.
d) I, II, IV e V.
e) II, III, IV e V.
4.
(Fgv 2015) A respeito da situação da
França, durante a Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar:
a) A chamada República de
Vichy englobava a parte da França cujo governo resistiu aos interesses alemães
até o final da guerra.
b) Na República de Vichy, o
marechal Phillippe Petáin liderou a resistência contra as forças militares
nazistas.
c) Vichy tornou-se a capital
de toda a França governada por um colegiado formado por alemães e franceses.
d) Na República de Vichy, o slogan
Liberdade, Igualdade e Fraternidade foi substituído por Trabalho, Família e
Pátria.
e) A esquerda francesa
colaborou com o governo de Phillippe Petáin, adotando a tática da frente ampla
contra o nazismo.
5. (Uema 2015) Atente para as informações da
reportagem abaixo.
França inicia
celebração dos 70 anos do ¯ ”Dia D” com homenagem às vítimas.
Presidente francês
lembrou as 20 mil vítimas civis da batalha da Normandia. Foi o primeiro
reconhecimento oficial aos mortos civis na região.
O presidente da França,
François Hollande, e o presidente dos EUA, Barack Obama, são vistos durante
cerimônia de homenagem às vítimas do desembarque na Normandia nesta sexta-feira
da France Presse (Foto: Damien Meyer/AFP).
O presidente francês,
François Hollande, iniciou, nesta sexta-feira (6/6/2014), as cerimônias que
marcam o 70º aniversário do desembarque aliado com uma homenagem em Caen às 20
mil vítimas civis da batalha da Normandia, noroeste da França. "Hoje
gostaria, neste 70º aniversário, que a homenagem da nação se dirigisse a todos,
civis e militares [...] que o papel dos normandos seja reconhecido por
todos", declarou o chefe de Estado em um discurso no Memorial da cidade.
Fonte: Disponível em:
<http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/franca-inicia-celebracao-dos-70-anos-do-dia-d-com-homenagem-vitimas.html>.
Acesso em: 11 jun. 2014.
O conjunto de operações militares durante a Segunda Guerra Mundial, que
abalou o poderio do exército alemão na Europa, ficou conhecido como o ¯ ”Dia
D”. Na celebração do 70º aniversário do ¯ “Dia D”, o presidente francês
discursou, destacando o/a
a) supremacia
francesa diante das tropas inimigas.
b) resistência
francesa organizada em território inglês.
c) importância da
população civil para a vitória francesa.
d) apoio decisivo
dos Estados Unidos para o desfecho do conflito.
e) vitória das
tropas dos ¯ “Aliados” contra as forças nazifascistas.
6.
(G1 - cps 2015) Em 1940, o cineasta e ator
Charles Chaplin lançou um filme de grande sucesso chamado O Grande Ditador,
que discute temas importantes da época em que foi feito. Leia um trecho do
discurso pronunciado pelo personagem de Chaplin, ao final do filme.
Neste mesmo instante, a minha voz chega a
milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens,
mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e
encarcera inocentes.
Os ditadores liberam-se, porém escravizam o
povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar
fim a ganância, ao ódio e a prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um
mundo em que a ciência e o progresso conduzam a ventura de todos nós. Soldados,
em nome da democracia, unamo-nos!
(http://tinyurl.com/pv2pm5c
Acesso em: 01.07.2014. Adaptado)
É correto concluir que o discurso do
personagem de Chaplin
a) incentiva jovens soldados
para que se alistem nas fileiras do Exército alemão.
b) evidencia que os Estados
Unidos estavam prestes a apoiar os países do Eixo.
c) critica o modelo político
totalitário que vigorava durante a Segunda Guerra.
d) apoia o imperialismo
defendido pela Tríplice Aliança na Primeira Guerra.
e) defende a democracia,
apresentando argumentos do antissemitismo.
7. (Uel 2015) Observe a imagem e leia o
texto a seguir.
Para Picasso: “A pintura
não é feita para decorar apartamentos. É um instrumento de guerra para ataque e
defesa contra o inimigo.” O inimigo é o homem que explora seus semelhantes por
egoísmo e lucro. Guernica foi pintada com paixão e convicção. O artista usa símbolos
arquetípicos (o touro, o cavalo, a figura sustentando ao alto uma luz) criando
uma obra alegórica.
Adaptado de:
WARNCKE, C. P. W. Ingo Pablo Picasso. China Taschen, 2007. p.387-401.
Com base na imagem, no texto e nos
conhecimentos sobre a obra Guernica de Pablo Picasso, considere as afirmativas
a seguir.
I. A origem de Guernica restringe-se aos estudos que
Picasso realizou das obras de Goya e Velásquez, não tendo qualquer relação
direta com a destruição da cidade basca pelos bombardeios alemães.
II. A experiência da guerra foi interpretada
por Picasso por um meio de expressão imagético, em que, pela linguagem da
pintura, o artista aborda o sofrimento humano. O acontecimento conduziu à
criação de uma obra que se manteve presente na consciência coletiva do século
XX.
III. Picasso usou elementos da expressividade, através
de sua própria linguagem formal, com motivos e esquemas pictóricos universais,
difundidos por uma tradição. A composição em três partes baseia-se no tríptico,
forma clássica do retábulo cristão.
IV. Guernica dialoga com outra obra de Picasso, a série
de águas-fortes intitulada Sonhos e Mentiras de Franco, em que são introduzidas
figuras saídas do repertório de Guernica, que representam os sofrimentos das
vítimas da guerra civil.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e
II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e
IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III
e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I,
II, III são corretas.
e) Somente as afirmativas II,
III e IV são corretas.
8. (Uel 2014) Observe a figura a seguir.
A bênção Urbi
et Orbi, dirigida à cidade de Roma e ao mundo, foi proferida pelo Papa
Francisco logo após sua eleição, durante os ofícios da Páscoa cristã,
diretamente da Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano. O Vaticano é uma
cidade-estado encravada na urbe romana e conquistou sua autonomia política por
meio do Tratado de
a) Methuen, assinado por
Childerico, em 830.
b) Presburgo,
assinado pelo papa Inocêncio I, em 1314.
c) Santo
Ildefonso, assinado pelo Duque de Ferrara, em 1754.
d) Latrão, assinado por Benito
Mussolini, em 1929.
e) Roma, assinado
pelo Papa João XXIII, em 1963.
9.
(G1 - utfpr 2014) O Fascismo se configurou no
século XX a partir da crise que a sociedade capitalista viveu após a Primeira
Guerra Mundial. O Nazismo foi o regime fascista totalitário mais intenso,
pregava a raça pura e a eliminação sistemática de outros povos. Estas ideias,
porém nasceram em séculos anteriores. Germes das ideias nazistas podem ser
apontados em correntes de pensamento como:
a) o determinismo biológico
que explicava as diferenças entre os povos pelas características raciais.
b) o evolucionismo que
explicava a superioridade da raça europeia.
c) a teoria da cultura que
confirmava a superioridade da população europeia.
d) o Fascismo presente no
Imperialismo do século XIX.
e) o Franquismo nascido na
Espanha que visava eliminar a população basca.
10. (Fgv 2014) Observe os dois cartuns.
Sobre as imagens, é correto afirmar que
a) a assinatura do acordo de
não agressão entre Hitler e Stalin, em 1939, é o último movimento alemão para
trazer a União Soviética para o seu lado, uma vez que os planos anteriores
foram neutralizados pelo imenso poderio militar dos Aliados, temerosos do
avanço germânico que, em 1941, invade a União Soviética e a Inglaterra.
b) a aproximação entre Berlim
e Moscou, em 1939, não resultou em um acordo de proteção às intenções
expansionistas de ambos os lados, pois continuaram em lados opostos,
monitorando-se reciprocamente até que, em 1941, com as vitórias sucessivas dos
Aliados, o Terceiro Reich, de forma apressada, garante o precioso apoio da União
Soviética.
c) o Terceiro Reich alemão faz
dois movimentos no sentido de conseguir o apoio soviético: inicialmente, um
acordo de não agressão com Stalin em 1939, para evitar a sua aproximação com os
Aliados e, em 1941, outro que consegue sua integração ao Eixo, antecipando-se à
diplomacia britânica que, imobilizada, não esboça resistência.
d) após a ocupação da Renânia,
da anexação da Áustria, da Tchecoslováquia, a Alemanha assina um acordo de não
agressão mútua com a União Soviética para neutralizá-la, uma vez que conta com
o imobilismo da Inglaterra em relação ao seu expansionismo, que culmina, em
1941, na invasão da União Soviética.
e) em 1939, depois de invadir
a Polônia, Hitler se aproxima da União Soviética de forma cuidadosa, pois teme
os planos expansionistas de Stalin, até então apoiados pelos Aliados que, a
partir de 1941, com as sucessivas vitórias, retiram essa ajuda, obrigando o
Estado Soviético a aceitar a parceria com o Terceiro Reich.
11.
(Unesp 2014) A
viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou; via-se um grande portão e, em
cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja lembrança ainda hoje me atormenta
nos sonhos): ARBEIT
MACHT FREI – o trabalho liberta.
Descemos,
fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida. Que sede! O leve
zumbido da água nos canos da calefação nos enlouquece: faz quatro dias que não
bebemos nada. Há uma torneira e, acima, um cartaz: proibido beber, água
poluída. Besteira: é óbvio que o aviso é um deboche. “Eles” sabem que estamos
morrendo de sede [...]. Bebo, e convido os
companheiros a beber também, mas logo cuspo fora a água: está morna, adocicada,
com cheiro de pântano.
Isto é o inferno.
Hoje, em nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós,
cansados, de pé, diante de uma torneira gotejante, mas que não tem água
potável, esperando algo certamente terrível acontecer, e nada acontece, e
continua não acontecendo nada.
(Primo Levi. É isto um homem?, 1988.)
A descrição, por Primo Levi, de sua chegada
a Auschwitz em 1944 revela
a) o reconhecimento da própria
culpa, por um prisioneiro recolhido a um campo de concentração nazista.
b) o alívio com o fim da
viagem em direção à prisão e a aceitação das condições de vida existentes no
campo de concentração.
c) a expectativa de que,
apesar dos problemas na chegada, houvesse tratamento digno aos prisioneiros dos
campos de concentração.
d) a falta de entendimento do
funcionamento do campo de concentração e a disposição de colaborar com as
autoridades nazistas.
e) a sensação de horror,
angústia e submissão que caracterizavam a condição dos prisioneiros nos campos
de concentração nazistas.
12. (Ufpa 2013) “Os judeus tinham que usar uma estrela
amarela, [...] tinham que entregar as bicicletas, [...] não podiam andar de
bonde, [...] ficavam proibidos de dirigir automóveis.[...] só podiam fazer
compras das três às cinco horas e só em casas que tivessem placa dizendo ‘casa
israelita’. Os judeus deviam recolher-se às suas casas às oito da noite [...].
Ficavam proibidos de ir a teatros, cinemas e outros lugares de diversão.”
FRANK, Anne. Diário de uma jovem.
São Paulo: Editora Mérito S. A., 1958, p. 14, 3ª edição.
Esse trecho, que foi retirado do diário de uma adolescente judia
prisioneira num campo de concentração, na Alemanha, onde morreu em 1945, revela
a) poucas e
distorcidas informações para se compreender o que foi a 2ª Guerra Mundial.
b) detalhes das
perseguições sofridas pelos judeus na Alemanha, durante a 1ª Guerra Mundial.
c) ideias falsas,
pois os alemães não podiam abrir mão do dinheiro que os judeus gastavam em
locais como cinemas e teatros.
d) aspectos
importantes para nossa compreensão acerca das perseguições sofridas pelos
judeus, desde a 2ª Guerra Mundial até os ano de 1960, com o fim do apartheid.
e) a importância
desse diário como documento histórico que registrou, para a posteridade, a
perseguição sofrida pelos judeus durante a 2ª Guerra Mundial.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) seguinte(s)
questão(ões):
Enquanto
a economia balançava, as instituições da democracia liberal praticamente
desapareceram entre 1917 e 1942; restou apenas uma borda da Europa e partes da
América do Norte e da Austrália. Enquanto isso, avançavam o fascismo e seu
corolário de movimentos e regimes autoritários.
A
democracia só se salvou porque, para enfrentá-lo, houve uma aliança temporária
e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo [...].
Uma das ironias deste estranho século é que o resultado mais duradouro da
Revolução de Outubro, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi
salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz, fornecendo-lhe o
incentivo — o medo — para reformar-se após a Segunda Guerra Mundial [...].
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995.)
13.
(Unesp 2013) Ao mencionar a aliança
temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo, o texto
refere-se
a) ao esforço conjunto de
União Soviética, França, Inglaterra e Estados Unidos na reunificação da
Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial.
b) à articulação militar que
uniu Estados Unidos e União Soviética, na Segunda Guerra Mundial, contra os
países do Eixo.
c) à constituição da Entente
que, na Primeira Guerra Mundial, permitiu que países do Ocidente e a Rússia
lutassem lado a lado contra a Alemanha.
d) à corrida armamentista
entre União Soviética e Estados Unidos, que estimulou o crescimento econômico e
industrial dos dois países.
e) aos acordos de paz que, ao
final das duas guerras mundiais, ampliaram a influência política e comercial da
Rússia e dos países liberais europeus.
14. (Ufrrj 2006) I) "A frase 'os judeus devem ser eliminados', com suas poucas
palavras, meus senhores, é muito fácil de ser dita. Para aqueles que têm que
levá-la a efeito, é a mais difícil, a mais dura das tarefas que existem. (...)
Nos perguntaram: e o que acontecerá com as mulheres e as crianças? (...) Eu não
acho justo, eliminar os homens - falando claro, matá-los ou fazer que os matem
- e deixar vivas as crianças deles que um dia se vingarão sobre nossos filhos e
netos. A difícil decisão de eliminar este povo da face da terra teve que ser
tomada."
II)
"O principal inimigo do povo alemão se encontra exatamente na Alemanha: o
imperialismo alemão(...). Ao povo alemão está colocada a tarefa de enfrentar
este inimigo em seu próprio país; de enfrentá-lo na luta política, em conjunto
com o proletariado de outros países, cuja luta se trava em seu próprio país
contra seus próprios imperialistas."
Fontes: (Himmler, H. Geheimreden 1933-1945.
Frankfurt/M, Berlin, Viena: Propylaen, 1974: e K. Liebknecht In: Bartel, H. et
al. "Geschichte der Deutschen
Arbeiterbewegung". Berlin: Dietz, 1966: 452-453.)
Os
textos traduzem, respectivamente, princípios dos seguintes movimentos políticos
contemporâneos:
a) I)
Anarquismo; II) Socialismo
b) I)
Nazismo; II) Socialismo
c) I)
Salazarismo; II) Anarquismo
d) I)
Fascismo; II) Franquismo
e) I)
Franquismo; II) Fascismo
_________________________________________________________________________________
GABARITO:
1 - a
2 - d
3 - c
4 - d
5 - c
6 - c
7 - e
8 - d
9 - a
10 - d
11 - e
12 - e
13 - b
14 - b
1 - a
2 - d
3 - c
4 - d
5 - c
6 - c
7 - e
8 - d
9 - a
10 - d
11 - e
12 - e
13 - b
14 - b
queria sabaer asd respostas da perguntas acima para me inormar da minha prova voce poderia me ajudar . muitos abraços
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