v Aula de História
do Brasil: Era Vargas/ENEM --- Prof° Claudney S. dos Santos
01.
(Enem 2013)
Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à
conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a:
a)
redivisão do trabalho doméstico.
b)
liberdade de orientação sexual.
c)
garantia da equiparação salarial.
d)
aprovação do direito ao divórcio.
e)
obtenção da participação eleitoral.
02. (Enem 2012) O
que o projeto governamental tem em vista é poupar à Nação o prejuízo
irreparável do perecimento e da evasão do que há de mais precioso no seu
patrimônio. Grande parte das obras de arte até mais valiosas e dos bens de
maior interesse histórico, de que a coletividade brasileira era depositária,
têm desaparecido ou se arruinado irremediavelmente. As obras de arte típicas e
as relíquias da história de cada país não constituem o seu patrimônio privado,
e sim um patrimônio comum de todos os povos.
ANDRADE, R. M. F. Defesa do patrimônio artístico e
histórico. O Jornal, 30 out. 1936. In: ALVES FILHO, I. Brasil, 500 anos em documentos.
Rio de Janeiro: Mauad, 1999 (adaptado).
A criação no Brasil do Serviço do Patrimônio
Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por ideias como as
descritas no texto, que visavam
a)
submeter a memória e o patrimônio
nacional ao controle dos órgãos públicos, de acordo com a tendência autoritária
do Estado Novo.
b)
transferir para a iniciativa privada a
responsabilidade de preservação do patrimônio nacional, por meio de leis de
incentivo fiscal.
c)
definir os fatos e personagens
históricos a serem cultuados pela sociedade brasileira, de acordo com o
interesse público.
d)
resguardar da destruição as obras
representativas da cultura nacional, por meio de políticas públicas
preservacionistas.
e)
determinar as responsabilidades pela
destruição do patrimônio nacional, de acordo com a legislação brasileira.
03.
(Enem
2012)
Elaborado pelos partidários da Revolução
Constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a
população paulista contra o governo federal.
·
Essa mobilização utilizou-se de uma referência
histórica, associando o processo revolucionário
a)
à experiência francesa, expressa no
chamado à luta contra a ditadura.
b)
aos ideais republicanos, indicados no
destaque à bandeira paulista.
c)
ao protagonismo das Forças Armadas,
representadas pelo militar que empunha a bandeira.
d)
ao bandeirantismo, símbolo paulista
apresentado em primeiro plano.
e)
ao papel figurativo de Vargas na
política, enfatizado pela pequenez de sua figura no cartaz.
04. (Enem 2012)
Fugindo à luta de classes, a nossa organização
sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e
o trabalho. Não se limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que
conduziria certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros
povos.
FALCÃO,
W. Cartas sindicais. In: Boletim do
Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Rio de Janeiro, 10
(85), set. 1941 (adaptado).
Nesse documento oficial, à época do Estado Novo
(1937-1945), é apresentada uma concepção de organização sindical que:
a)
elimina os conflitos no ambiente das
fábricas.
b)
limita os direitos associativos do
segmento patronal.
c)
orienta a busca do consenso entre
trabalhadores e patrões.
d)
proíbe o registro de estrangeiros nas
entidades profissionais do país.
e)
desobriga o Estado quanto aos direitos
e deveres da classe trabalhadora.
05.
(Enem
2011) É difícil encontrar um texto sobre
a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides
Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo
bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930,
que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o
militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil
brasileiro teria nascido em 1930.
MELLO,
M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império. Rio de
Janeiro: FGV, 2007 (adaptado).
O
texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação
da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais
importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão
negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de
a)
valorizar as propostas políticas democráticas e liberais vitoriosas.
b)
resgatar simbolicamente as figuras políticas ligadas à Monarquia.
c)
criticar a política educacional adotada durante a República Velha.
d)
legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.
e)
destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação.
06.
(Enem
2010) De março de 1931 a fevereiro de
1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de
regulamentação do trabalho em todos os seus setores. Todas elas têm sido
simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra
nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar.
DANTAS, M. A força
nacionalizadora do Estado Novo. Rio de Janeiro: DIP, 1942. Apud BERCITO, S. R. Nos Tempos
de Getulio: da revolução de 30 ao fim
do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990.
·
A
adoção de novas políticas públicas e as mudanças jurídico-institucionais
ocorridas no Brasil, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, evidenciam o
papel histórico de certas lideranças e a importância das lutas sociais na
conquista da cidadania. Desse processo resultou a
a)
criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que garantiu ao
operariado autonomia para o exercício de atividades sindicais.
b)
legislação previdenciária, que proibiu migrantes de ocuparem cargos de direção
nos sindicatos
c)
criação da Justiça do Trabalho, para coibir ideologias consideradas
perturbadoras da "harmonia social".
d)
legislação trabalhista que atendeu reivindicações dos operários, garantido-lhes
vários direitos e formas de proteção.
e)
decretação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que impediu o controle
estatal sobre as atividades políticas da classe operária.
07.
(Enem
2009) O autor da constituição de 1937,
Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o
eleitor seria apático; a democracia de partidos conduziria à desordem; a
independência do Poder Judiciário acabaria em injustiça e ineficiência; e que
apenas o Poder Executivo, centralizado em Getúlio Vargas, seria capaz de dar
racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intuição do
bem e da verdade, além de ser um gênio político.
CAMPOS, F. O Estado nacional.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1940 (adaptado).
·
Segundo
as ideias de Francisco Campos,
a)
os eleitores, políticos e juízes seriam malintencionados.
b)
o governo Vargas seria um mal necessário, mas transitório.
c)
Vargas seria o homem adequado para implantar a democracia de partidos.
d)
a Constituição de 1937 seria a preparação para uma futura democracia
liberal.
e)
Vargas seria o homem capaz de exercer o poder de modo inteligente e
correto.
08.
(Enem
2009) A partir de 1942 e estendendo-se
até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de
Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez
minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era
esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao
trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo.
Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988
(adaptado).
Os
programas “Hora do Brasil” contribuíram para
a)
conscientizar os trabalhadores de que os direitos sociais foram conquistados
por seu esforço, após anos de lutas sindicais.
b)
promover a autonomia dos grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de
fácil entendimento.
c)
estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos
direitos trabalhistas.
d)
consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas.
e)
aumentar os grupos de discussão política dos trabalhadores, estimulados pelas
palavras do ministro.
09.
(Enem
1998) A figura de Getúlio Vargas, como
personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude
de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos
(1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o
mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de
este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".
Entretanto, Vargas não é visto de
forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso
nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem
outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e
amigo das elites.
·
Considerando
as colocações apresentadas, responda à questão seguinte, assinalando a
alternativa correta:
Provavelmente
você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores
praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma
personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções a seguir.
Assinale-a.
a)
Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder
depende de ideias coerentes e de uma política contínua.
b)
O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve
uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só
tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias.
c)
Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor
aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco - um verdadeiro
marionete nas mãos das elites da época.
d)
O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente
enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os
brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para
agradar aos grupos estrangeiros.
e)
Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais, e às
vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.
10.
ENEM
2014
Estatuto
da Frente Negra Brasileira (FNB) Art. 1.o – Fica fundada nesta cidade de São
Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união
política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos
históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e
para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão
Brasileira.
Diário Oficial do Estado de São
Paulo. 4 novo
1931.
·
Quando
foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como
uma organização
a)
política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no
Brasil.
b)
beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da
abolição.
c)
paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias
regionais.
d)
democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a
partir de São Paulo.
e)
internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em
situação de diáspora.
cade o gabarito
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