sexta-feira, 17 de julho de 2015

Era Vargas: Tema constante no ENEM

v  Aula de História do Brasil: Era Vargas/ENEM --- Prof° Claudney S. dos Santos

01.  (Enem 2013) 



Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a:
a) redivisão do trabalho doméstico.  
b) liberdade de orientação sexual.  
c) garantia da equiparação salarial.  
d) aprovação do direito ao divórcio.  
e) obtenção da participação eleitoral.  
 
02.  (Enem 2012)  O que o projeto governamental tem em vista é poupar à Nação o prejuízo irreparável do perecimento e da evasão do que há de mais precioso no seu patrimônio. Grande parte das obras de arte até mais valiosas e dos bens de maior interesse histórico, de que a coletividade brasileira era depositária, têm desaparecido ou se arruinado irremediavelmente. As obras de arte típicas e as relíquias da história de cada país não constituem o seu patrimônio privado, e sim um patrimônio comum de todos os povos.

ANDRADE, R. M. F. Defesa do patrimônio artístico e histórico. O Jornal, 30 out. 1936. In: ALVES FILHO, I. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999 (adaptado).

A criação no Brasil do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por ideias como as descritas no texto, que visavam
a) submeter a memória e o patrimônio nacional ao controle dos órgãos públicos, de acordo com a tendência autoritária do Estado Novo.  
b) transferir para a iniciativa privada a responsabilidade de preservação do patrimônio nacional, por meio de leis de incentivo fiscal.  
c) definir os fatos e personagens históricos a serem cultuados pela sociedade brasileira, de acordo com o interesse público.  
d) resguardar da destruição as obras representativas da cultura nacional, por meio de políticas públicas preservacionistas.  
e) determinar as responsabilidades pela destruição do patrimônio nacional, de acordo com a legislação brasileira.  
 
03.  (Enem 2012) 


Elaborado pelos partidários da Revolução Constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a população paulista contra o governo federal.
·         Essa mobilização utilizou-se de uma referência histórica, associando o processo revolucionário
a) à experiência francesa, expressa no chamado à luta contra a ditadura.  
b) aos ideais republicanos, indicados no destaque à bandeira paulista.  
c) ao protagonismo das Forças Armadas, representadas pelo militar que empunha a bandeira.  
d) ao bandeirantismo, símbolo paulista apresentado em primeiro plano.  
e) ao papel figurativo de Vargas na política, enfatizado pela pequenez de sua figura no cartaz.  
 

04.  (Enem 2012) 

Fugindo à luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que conduziria certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros povos.

FALCÃO, W. Cartas sindicais. In: Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Rio de Janeiro, 10 (85), set. 1941 (adaptado).

Nesse documento oficial, à época do Estado Novo (1937-1945), é apresentada uma concepção de organização sindical que:
a) elimina os conflitos no ambiente das fábricas.  
b) limita os direitos associativos do segmento patronal.  
c) orienta a busca do consenso entre trabalhadores e patrões.  
d) proíbe o registro de estrangeiros nas entidades profissionais do país.  
e) desobriga o Estado quanto aos direitos e deveres da classe trabalhadora.  
 

05.  (Enem 2011)  É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930.

MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império. Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado).

O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de
a) valorizar as propostas políticas democráticas e liberais vitoriosas.  
b) resgatar simbolicamente as figuras políticas ligadas à Monarquia.  
c) criticar a política educacional adotada durante a República Velha.  
d) legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.  
e) destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação.  
 
06.  (Enem 2010)  De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores. Todas elas têm sido simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar.

DANTAS, M. A força nacionalizadora do Estado Novo. Rio de Janeiro: DIP, 1942. Apud BERCITO, S. R. Nos Tempos de Getulio: da revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990.

·         A adoção de novas políticas públicas e as mudanças jurídico-institucionais ocorridas no Brasil, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, evidenciam o papel histórico de certas lideranças e a importância das lutas sociais na conquista da cidadania. Desse processo resultou a
a) criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que garantiu ao operariado autonomia para o exercício de atividades sindicais.  
b) legislação previdenciária, que proibiu migrantes de ocuparem cargos de direção nos sindicatos  
c) criação da Justiça do Trabalho, para coibir ideologias consideradas perturbadoras da "harmonia social".  
d) legislação trabalhista que atendeu reivindicações dos operários, garantido-lhes vários direitos e formas de proteção.  
e) decretação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que impediu o controle estatal sobre as atividades políticas da classe operária.  
 
07.  (Enem 2009)  O autor da constituição de 1937, Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o eleitor seria apático; a democracia de partidos conduziria à desordem; a independência do Poder Judiciário acabaria em injustiça e ineficiência; e que apenas o Poder Executivo, centralizado em Getúlio Vargas, seria capaz de dar racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intuição do bem e da verdade, além de ser um gênio político.
CAMPOS, F. O Estado nacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940 (adaptado).

·         Segundo as ideias de Francisco Campos,
a) os eleitores, políticos e juízes seriam malintencionados.  
b) o governo Vargas seria um mal necessário, mas transitório.  
c) Vargas seria o homem adequado para implantar a democracia de partidos.  
d) a Constituição de 1937 seria a preparação para uma futura democracia liberal.  
e) Vargas seria o homem capaz de exercer o poder de modo inteligente e correto.  
 


08.  (Enem 2009)  A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).

Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para
a) conscientizar os trabalhadores de que os direitos sociais foram conquistados por seu esforço, após anos de lutas sindicais.  
b) promover a autonomia dos grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento.  
c) estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas.  
d) consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas.  
e) aumentar os grupos de discussão política dos trabalhadores, estimulados pelas palavras do ministro.  
 
09.  (Enem 1998)  A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".
Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.
·         Considerando as colocações apresentadas, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta:

Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções a seguir. Assinale-a.

a) Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de ideias coerentes e de uma política contínua.  
b) O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias.  
c) Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco - um verdadeiro marionete nas mãos das elites da época.  
d) O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.  
e) Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais, e às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.  

10.  ENEM 2014
Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB) Art. 1.o – Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.
Diário Oficial do Estado de São Paulo. 4 novo 1931.
·         Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização
a) política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil.
b) beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da abolição.
c) paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais.
d) democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo.

e) internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora.

Um comentário: